sexta-feira, 21 de junho de 2013

Braço de Ferro



Já queria ter abordado este tema antes, mas a falta de tempo não me deixou. Como sou defensora do mais vale tarde que nunca, cá vai.

Tema: Exames Nacionais vs. Greve Geral de Professores

Já passei pela fase dos exames nacionais há algum tempo mas lembro-me bem do stress que foi até os ter entregue, o esforço e o tempo que dediquei para tirar as notas que precisava para concorrer à instituição de ensino superior que ambicionava. É o culminar de uma etapa muito importante na vida de qualquer jovem e um passo ainda mais importante na direcção ao futuro. 

Por outro lado, sou mestrada em Educação e compreendo a luta que os meus colegas professores travam, é uma profissão muito exigente, onde o trabalho não fica no trabalho. É uma profissão que exige amor, muito amor, recebemos mal trabalhamos nas escolas e quando chegamos a casa existe trabalho a ser feito, aulas para preparar, testes para corrigir,... Enquanto estamos na escola "aturamos" crianças e jovens mal educados que se acham donos e senhores de tudo. É sem dúvida uma das profissões mais ingratas e muito pouco valorizada, principalmente pelo governo. São estas pessoas que formam pessoas e futuros trabalhadores da mais variadas áreas. Vamos lá valorizar esta profissão e pelo menos ouvir o que se passa para pôr em causa os interesses dos alunos.

Compreendo a revolta dos alunos e como educadora que sou sempre defendi que em primeiro lugar estão as crianças/jovens com que trabalho, desta vez saíram prejudicados milhares de alunos por causa de um braço de ferro entre o governo e os professores... Vamos lá resolver as coisas que estão a ser prejudicados milhares de futuros!

Sem comentários:

Enviar um comentário