sábado, 3 de outubro de 2015

Desabafo

Anda por ai um assunto que me tem dado uma certa urticária. 

O assunto é:

Refugiados na Europa

Muito se tem dito, muita tinta tem corrida e muitas opiniões têm sido dadas.

Ao longo destas semanas tenho lido opiniões que defendem os coitadinhos dos nossos sem abrigos, que a esses ninguém ajuda mas os de fora já toda a gente dá a mão. Há outros que vêm com a teoria que os refugiados vêm para a Europa a fim de nos destruir, roubar as nossas casas, empregos, oportunidades e tudo e tudo.

Ora eu li muitas opiniões, mesmo muitas, ouvi muita gente falar disto e permaneci calada, porque não sou ninguém para opinar sobre este assunto. Vejamos, nós, portugueses, temos a sorte de não saber o  que é viver num clima de guerra.  Estas pessoas saíram do seu país para não serem mortas na guerra, saíram do seu país na esperança de salvar os filhos, estas pessoas desfizeram-se de tudo para poderem viajar para um país que lhes estende-se a mão. 

Posto isto, e pondo-me na pele deles, a única coisa que queria na vida era um país que me acolhesse e me deixasse refazer a minha vida e educar os meus filhos. Se cada país acolher um número de refugiados e os espalhar pelo seu território acredito que a mossa na nossa sociedade não vá ser assim tão grande. 

E quanto ao ajudar os nossos, sim senhora, têm razão! Mas não sejam falsos moralistas porque as pessoas que vieram logo com 7 pedras na mão acusar o governo de que não ajuda os portugueses também nada faz para ajudar quem precisa! Façamos assim, cada português dá 1€ para ajudar os nossos e deixem lá os coitados dos refugiados em paz porque se fossem vocês a estar no lugar deles também gostavam que alguém vos ajudasse!

Antes de falarem ponham-se um bocadinho no papel deles!

Perdoem-me se feri alguma susceptibilidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário