quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Às Sofias deste país


Nem sei bem como começar, hoje nas redes sociais não se via outra coisa...

Tenho que o partilhar, pensei, mas não no facebook onde toda a gente o fez por ser um video que se tornou viral. 

Tenho uma amiga (daquelas que considero irmã) que também lutou contra este monstro que é o cancro, ela na altura não fez video nenhum mas o cabelo também foi caindo até ela o decidir rapar. O choque de a ver careca e ela nunca escondeu a sua carequinha e pedia-me várias vezes para lhe dar festinhas na cabeça... 

Ok, é só cabelo, sim ele vai voltar a crescer mas para nós mulheres deve ser devastador ter que enfrentar um cancro na zona que nos torna mais femininas e ele ainda nos roubar os nossos longos cabelos com que temos tanto cuidado.

A Sofia tem sido uma guerreira que dá a cara por muitas outras que passam diariamente por esta situação. Quando sou confrontada com estas situações penso que afinal não tenho mesmo razões nenhumas para me queixar da minha vida!

Um beijinho enorme a todas as Sofias deste país, que a vossa força derrote esse malvado inimigo sem rosto!

"Começou a cair.
Como se estivesse colado com a cola que usava na escola, aquela amarela. Passei a escova e caiu.
Foi um segundo. Tremi toda! Um arrepio que veio da cabeça até à barriga... Nem sei explicar bem. Senti algo a descolar mas não queria olhar! Eu sabia que, a sensação estranha quando passei a escova, não era só uma sensação. Baixei os olhos, não queria ver-me no espelho não estava com coragem...e bato os olhos no tapete. Caiu.
A primeira mecha cai, como a confirmação mais que confirmada, de tudo o que já sabes mas que até este dia parece uma meia verdade... ou uma meia mentira.
É um soco. É tudo de uma agressão tamanha para o que é ser Mulher... Há muitos segundos como este, que apetece tanto, com todas as forças, apetece desabar. Tanto!Descolar, deixar cair...
Muitos segundos. Segundos depois, dizem, o mais importante é não me cortar por dentro, não nos deixar cortar na alma.
É o tempo de munir-me dos meus, de amor e agir. Seguir, levantar a cabeça com ou sem cabelo e, por mais que doa, seguir em frente.
Ele a seu tempo volta a crescer. Ali, onde as ondas do mar ganham força e renascem todos os dias.
Que possamos juntas enfrentar com força, paz, esperança e amor todos os passos deste caminho.
Sou cada uma de vocês 
Confia"
Sofia Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário